imagem

Viña San Pedro de Tarapacá aposta na energia renovável

Novidades

Grupo chileno vai produzir vinhos usando painéis solares fotovoltaicos e 100% de energia renovável até 2021

A VSPT (Viña San Pedro de Tarapacá) se comprometeu a produzir todos os seus vinhos usando 100% de energia renovável até 2021. Há dois anos, a empresa introduziu dois projetos de energia renovável, sendo o primeiro a instalação da primeira usina de biogás para usar resíduos orgânicos da colheita como combustível. Além disso, ela instalou uma usina hidrelétrica em sua vinícola de Tarapacá.

Com o desafio de transformar toda a produção em energia renovável até 2021, o grupo já avançou com um recente acordo assinado com a Ciudad Luz para instalar painéis solares em todas as suas 12 propriedades agrícolas.

Essa energia solar, que deverá ser de cerca de 2,6 MW todos os meses, será usada para alimentar sistemas de irrigação, bem como um projeto de vinificação em Cachapoal. Os painéis solares irão, portanto, gerar o equivalente ao consumo médio mensal de 1.844 domicílios.

No ano passado, foi anunciado que a VSPT estava listada pela primeira vez no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) do Chile – que mede o desempenho anual de mais de 2.000 empresas listadas nas bolsas de valores mais importantes do mundo. O grupo VSPT é o segundo maior exportador de vinho chileno e o principal produtor de vinhos no mercado doméstico. Ele gerencia mais de 4.000 hectares de vinhedos.

Voltar as Notícias