imagem

Dicas para resfriar seu vinho

Dicas

Instruções simples e práticos para chegar a temperatura ideal do vinho

Veja o tempo que você deve deixar seu vinho (que estava em temperatura ambiente) dentro da geladeira, freezer ou balde de gelo antes de servir para que ele fique na temperatura ideal.

TIPO GELADEIRA FREZER BALDE COM GELO

Espumate De 2h30 a 3 horas De 20 a 30 minutos De 10 a 20 minutos

Branco e Rosés De 2 horas a 2h30 De 20 a 25 minutos De 7 a 15 minutos

Tintos De 30 a 45 minutos De 5 a 10 minutos De 3 a 5 minutos

* Brancos doces tendem a seguir o esquema dos espumantes; e fortificados acompanham o tempo dos tintos.

Dicas

Depois de resfriado, é bom lembrar que, ao entrar contato com a taça e o ar, o líquido vai começar a esquentar novamente, aos poucos, para entrar em equilíbrio com a temperatura ambiente. Por isso, é interessante começar o serviço com uma temperatura levemente mais baixa do que a ideal, assim, lentamente, o vinho vai atingir o patamar correto.

Sem usar termômetro, como saber se a temperatura está ideal? Provando. Você pode fazer seus empirismos. Pegue um vinho, resfrie-o um pouco mais do que imagina que seja o ponto ideal, coloque na taça e vá provando aos poucos, conforme a temperatura do líquido sobe. No começo, ele provavelmente estará duro na boca e fechado no nariz. Com o tempo, vai começar a desprender os aromas e suavizar o palato. Haverá um ponto de equilíbrio, em que boca e nariz estarão em conformidade. Depois, mais quente, esse equilíbrio se perde. Faça o teste.

Seu vinho gelou demais, e agora? A primeira resposta seria: paciência. Aguarde a bebida voltar ao ponto correto naturalmente. Se a diferença de temperatura for pequena, uma dica é servir um pouco de vinho na taça e segurá-la pelo bojo entre as mãos por alguns segundos ou minutos. O calor da mão ajudará a esquentar o líquido. Precisa de algo um pouco mais ágil? Coloque a garrafa dentro de um balde de água a 21o C e, dentro de 10 minutos, um vinho a 15o C irá a 18o C. Ainda há a opção de decantá-lo em recipiente que foi lavado com água quente. No entanto, não use nada com calor excessivo. Altas temperaturas, mesmo que por pouco tempo, podem prejudicar muito um vinho.



Voltar as Notícias